Associação de delegados diz que o governo de São Paulo desrespeita a Constituição

 

A Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo (Adpesp) encaminhou ofício ao delegado geral, Marcos Carneiro Lima, para questionar a legalidade do Regulamento do Conselho da Polícia Civil que impede acesso aos autos por parte dos delegados.

De acordo com a presidente da Associação, Marilda Pansonato Pinheiro, o regulamento é uma afronta ao artigo 5º, inciso LV, da Constituição Federal, que garante a ampla defesa e o direito ao contraditório. Caso o pedido não seja atendido na esfera administrativa, a Adpesp já estuda a possibilidade de ajuizar ação no Judiciário.

No documento enviado ao DGP, também registra que a decisão do Conselho, dentre outras penalidades possíveis, pode culminar na demissão do processado a bem do serviço público, ato que, em tese, deve permitir o acompanhamento pelas partes, a fim de se propiciar a justa aplicação da lei.

Pansonato Pinheiro ainda reforça, em nome dos associados, que a norma descrita no parágrafo único do regulamento: de que as sessões são secretas e toda matéria submetida à apreciação dos membros é considerada sigilosa, implica no direito elementar de se acompanhar o julgamento perante ao Conselho, bem como eventual defesa feita por sustentação oral.

Por fim, a presidente da entidade solicita a reforma do Regulamento do Conselho da Polícia Civil, para possibilitar a sua adequação aos princípios legais vigentes na Lei Maior.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Associação de delegados diz que o governo de São Paulo desrespeita a Constituição

  1. rogerio

    Concondo com a delegada, entretanto, poderia sugerir a participação das outras carreiras da PC no conselho. Afinal, muitos policiais são baixaréis em direito. Ou será que ela é daquelas que acreditam que a PC é só dos delegados?

  2. PHERMENTUMPURULENTUS

    É UMA COISA MEIO BÁSICA SABER OS MOTIVOS PELOS QUAIS, POR EXEMPLO, VOCÊ ESTÁ LEVANDO UM PÉ NA BUNDA…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s