Califórnia decidirá hoje se legaliza o consumo da maconha

 Além de renovar parte do Congresso e escolher novos governadores, os eleitores americanos comparecem às urnas nesta terça-feira para votar uma série de medidas polêmicas, entre as quais está a legalização da maconha no estado da Califórnia.

O plebiscito em questão concentra nas urnas californianas os olhares do país nesta terça-feira, perguntando aos eleitores se o estado deveria autorizar o cultivo, posse, consumo e compra da substância por parte dos maiores de 21 anos.

A rejeição à proposta, que é vista por muitos como um sinal de incongruência por parte dos Estados Unidos, foi manifestada inclusive pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, para quem a votação “enfraquece a luta contra as drogas” e teria consequências negativas para toda a América Latina.

Segundo as últimas pesquisas, no entanto, a maioria da população vai acabar se opondo à legalização da maconha, diante dos temores de que sua legalização aumente o risco de acidentes, tenha consequências no ambiente de trabalho ou crie uma plataforma legal para os narcotraficantes na Califórnia.

Se aprovada, a medida conhecida como Proposição 19 representaria uma importante fonte de renda por meio de impostos para os cofres do estado, onde o consumo de maconha sob prescrição médica já é legal.

No entanto, ela também entraria em contradição com as leis federais, que seguem considerando a maconha uma substância proibida.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s