O dólar cai todo dia, mas o pãozinho francês volta a subir e ameaça passar a inflação do ano

O pãozinho francês ficou mais caro pelo décimo mês seguido para o brasileiro e já acumula alta de 3,83% em 2010, de acordo com o IPV (Índice de Preços no Varejo) da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) divulgado nesta segunda-feira (4).

Só em agosto, o preço do pão subiu em média 0,38%. O motivo do aumento do preço do pão é a redução da produção de trigo da Rússia, causada pela forte seca e pelas baixas temperaturas. Como o Brasil não consegue produzir todo o trigo de que precisa, compra o que falta da Rússia, que, por sua vez, não consegue atender a procura pelo produto, explica a assessora econômica da Fecomercio Julia Ximenes.

– Com a redução na oferta do produto no mercado internacional, o preço do trigo tem subido e o Brasil tem destinado sua produção para este mercado; daí o aumento no custo do pão. Além do pãozinho, o brasileiro também está pagando mais caro por quase todos os produtos comercializados nas padarias, segundo Julia.

– Os produtos vendidos na padaria estão todos mais caros. No ano, o setor já acumula alta de 4,5%. Além dos panificados, os preços de doces, bebidas, frios e laticínios estão maiores que nos meses anteriores.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s