Garis da Paraíba processam Bóris e a Band

Boris Casoy e Band podem responder por 13 ações de garis na Paraíba

Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

O caso do comentário jocoso do jornalista Boris Casoy a respeito de dois garis durante a edição de 31 de dezembro do “Jornal da Band” pode gerar um imbróglio judicial de proporções incalculáveis à TV Bandeirantes e ao âncora.

Divulgação
Boris Casoy

O advogado José Dinart Freire de Lima, que junto à advogada Miriam de Souza Lima, é responsável pelo processo do gari paraibano Demilson Emídio dos Santos contra o jornalista – o quarto do caso – declarou em entrevista ao Portal IMPRENSA que, só na cidade de Campina Grande, sob sua tutela, existem outras 12 ações de garis que sentiram-se ofendidos com o episódio.

Lima explicou que os pedidos de indenização possuem textos idênticos e se apoiam no princípio de que “todo o gari pode se manifestar, pois a ofensa foi contra a categoria”, não especificamente a um profissional, tese que pode ser comprovada, segundo o advogado, pela parte do comentário do jornalista que adjetiva o profissional que atua em limpeza e manutenção como sendo “o mais baixo da escala do trabalho”.

O valor estipulado nas ações paraibanas é de R$ 50 mil, mas Lima acredita que, após julgamento da primeira ação, será estipulado um teto que “não onere de maneira desproporcional nem a emissora, tampouco o jornalista”.

A ação dupla – contra a Band e Casoy – justifica-se, no entendimento do advogado, pois a Rede facilitou a disseminação do comentário do jornalista, uma vez que lhe forneceu a plataforma para tal.

Questionado se o número de ações não indicaria oportunismo, Lima observou que cada gari brasileiro que sentiu-se ofendido com o comentário pode pedir indenização, desde que “prove atuação na área”.

Já o pedido de indenização – mesmo depois da retratação pública do jornalista – é legítimo, segundo o advogado, pois houve uma ofensa que não se repara com declarações, considerando a “angústia” a que foram submetidos os garis.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s