SP investiga 800 delegados de Polícia

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo deste domingo (24) promete dar muita dor de cabeça para a Polícia Civil de São Paulo. O jornal, que já chegou a algumas bancas da Capital, publica extensa reportagem na qual revela que um entre quatro delegados é investigado. Nomes importantes, intocáveis em gestões anteriores, são citados na matéria como exemplo. São 22 delegados. Dava para formar dois times de futebol para jogar uma peladinha no Presídio da Polícia Civil. Se bem que alguns que estão ali só jogam golfe, já que futebol é esporte de pobre.

A reportagem traz ainda informação de que até na corregedoria havia esquema de pagamento de propina para acabar ou retardar investigações contra policiais. Há quem diga que um delegado sósia de um comediante norte-americano teria pago meio milhão para acabar com investigação que havia pedido a quebra do silgilo bancário dele. Este escapou da lista da Folha.

Certa vez um delegado da PF de Brasília me revelou que um policial civil preso por eles por ter extorquido ladrão do Banco Central de Fortaleza foi levado à Corregedoria para depor. Este policial havia caído no grampo e o corregedor nem perguntou no depoimento qual número de telefone ele usava no dia. Na mesma investigação da PF, outros 50 policiais de São Paulo foram flagrados em conversas telefônicas nas quais ficaram registradas as negociatas, sequestros, extorsões e acertos com os ladrões do Banco Central. Estes outros casos estão no Ministério Público.

A matéria é interessante por ajudar a revelar a hipocrisia que reina na política de segurança pública de São Paulo. Isto é o resultado da politização da Polícia que deveria ser um órgão técnico, gerenciado por profissionais e não por apadrinhados políticos que devem favore$$$ para quem os indicou para a cadeira.

Revela também o resultado de anos de descaso com os profissionais, da incompetência administrativa do governo (e nem dá para culpar outros, já que estão há mais de 10 anos comandando o estado), dos maus salários pagos aos policiais, da falta de estrutura, da falta de perspectiva na carreira, da falta de transparência nas promoções e nomeações de cargos, na política de segurança cosmética voltada para mascarar na mídia o grave problema de insegurança que inquieta a sociedade, e inumeros outros motivos que gastariam páginas e páginas deste blog e de outros dedicados a este tema.

Caros leitores, quando a reportagem já estiver disponível na internet colocaremos o link aqui no blog.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u683355.shtml

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “SP investiga 800 delegados de Polícia

  1. Pedro Alcântara de Macêdo

    Repete-se a dose, certa vez houve uma pergunta ao Dr Ademar de Barros, o porque os delegados não tinham aumento em seus vencimentos, a resposta foi taxativa, porque os delegados tinha a caneta. Recordar é viver. ok pedro baiano – Mongaguá – S.P.

  2. MARIA QUITERIA

    AS PEDRAS SÓ SÃO TROCADAS DE LUGARES, NADA MUDA, INDEPENDENTEMENTE DE APURAÇÕES, BRANDAS OU NÃO, AS PEDRAS SÓ SÃO TROCADAS DE LUGARES.

  3. DELTA UNO

    GRAMPOS POLICIA CIVIL SP. MP TOMOU CONTA JA ERA…….AGORA VÃO MANDAR ATÉ NA SSPSP.

  4. Rafael

    O mais estranho é a noticia ser veiculada 2 dias antes da manifestação dos policiais civis que estava agendada pra hoje (dia 26) as 14hrs.
    E não querendo defender…mas esses 800 investigados não são somente investigados por corrupção…qualq situação corriqueira na delegacia que gere reclamação ou algum tipo de erro no trabalho….gera esse tipo de investigação e nem por isso a pessoa é bandida…
    Devemos ter cuidado com a maneira que as coisas são veiculadas e com qual objetivo…com certeza tem dedo do PSDB nisso ai…afinal uma nova greve da policia no ano de eleição num cairia bem pro Serra né?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s