Caixa-preta da Polícia de SP – Parte I : Instituto de Criminalística

Impunidade tucana: escândalos sem fim e nenhuma punição

Iniciamos hoje uma série sobre as caixas-pretas da Polícia de São Paulo. Começaremos com o Instituto de Criminalística alvo de denúncia de fraude em concurso para fotógrafo publicado na Folha de S. Paulo nesta semana. Pelo menos três aprovados possuem parentesco com funcionários do IC. Um deles é primo do diretor, conhecido como “Português”. Não é o primeiro concurso colocado sob suspeita neste órgão. E os parentes abundam ali na Moncorvo Filho. A Polícia Científica é comandada pelo mesmo grupo há anos.

Os mistérios do IC não param por aí. Em junho, o Ministério Público denunciou 13 pessoas pelo acidente nas obras da linha-4 do Metrô, conhecido como a cratera do Metrô. Os promotores desprezaram os laudos dos peritos que foram colocados sob suspeição: o laudo beneficiaria os acusados e apresentaria intencionais falhas técnicas.

Nas semanas que sucederam o acidente, uma advogada nissei que trabalha na Odebrecht – uma das empresas do Consórcio Via Amarela – dava expediente praticamente todos os dias no IC. Adivinhem que ela ia visitar? O Português. Acreditamos que não é uma pratica republicana o chefe dos peritos reunir-se com a advogada da principal empresa implicada no acidente que está sendo investigado.

Bolsa-maquininha

Em um outro caso controverso, perito oriental do IC fez laudos atestando que máquinas caça-níqueis pagavam mais de 100%, ou seja, faziam distribuição de renda.Laudos com resultados parecidos estão em milhares de inquéritos que apuram a exploração de máquinas caça-níqueis em São Paulo. O perito expert em programas sociais é subordinado de outro perito que coincidentemente é pai de um fotógrafo do IC que trabalha no Deic. Ele é especializado em bingos e caça-níqueis.

De acordo com os laudos assinados pelo perito oriental, para cada R$ 100 apostados, a máquina paga até R$ 120. Alguém acredita? Ainda sobre maquininhas, fica a pergunta: que fim levou a agenda de Jamil e onde está o laudo com o que foi encontrado lá?

A sucessão de irregularidades não pára por aí. Há dois anos, o Gaeco reiteradamente requisita os laudos assinados por determinado perito. Ele atende todos os acidentes de ônibus com vítimas de determinada empresa. E sempre, a empresa é inocente. Ele atua na cidade inteira. Talvez seja especializado em ônibus. Uma funcionária do IC denunciou o caso aos promotores. Sabe-se lá como a informação vazou. Resultado: ela foi punida. É perseguida no IC e na Corregedoria. O perito expert em transporte coletivo continua por aí.

Culpa do faxineiro

Outro caso grotesco foi o sumiço de 50 hds de computadores apreendidos em vários inquéritos do Deic, Decap, etc. Fontes disseram que foram arrancados e vendidos para que o laudo desse negativo e os investigados inocentados. A culpa foi colocada em um coitado de um faxineiro da frente de trabalho. “Ele teria saído carregando 50 computadores do prédio do IC, disse o responsável pelo setor”. A armação foi desmascarada e o diretor do setor de informática foi afastado. O coitado da frente de trabalho estava sendo processado sem saber o motivo.

Para concluir, o exemplo de eficiência que os gestores da Polícia Científica Paulista: 80 mil laudos atrasados. Alguns por excesso de trabalho, outros por motivos pouco republicanos e alguns casos misteriosos como o do perito do IC de Sorocaba que devia quase 6 mil laudos.

Veja mais sobre o IC:

Fraude concurso http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u659376.shtml

Laudo sob suspeita http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u587287.shtml

Laudos atrasados http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/11/27/policia_paulista_tem_79_mil_laudos_de_pericia_atrasados-586571579.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s