Livro discute a arte de peidar. Haja arte!

tn_gasesO autor do texto é Adriano Belisário, da revista História, da Biblioteca Nacional.

“É vergonhoso, leitor, que apesar de peidares desde sempre, ainda não saibas como o fazeis e como deveis fazer.” É com ares de sermão que começa um curioso livro francês de 1751. Chamado a ‘Arte de Peidar’, a obra de Pierre Thomas Nicolas Hurtaut tem um subtítulo esclarecedor: “Ensaio teórico-físico e metódico para o uso das pessoas constipadas, das pessoas graves e austeras, das senhoras melancólicas e de todos aqueles que insistem em permanecer escravos do preconceito”.

Apesar de ser algo, digamos, um tanto fugaz, o objeto de estudo do livro é tratado com rigor. Sem abrir mão de certa dose de humor, o texto possui um tom de literatura médica. A obra chegou ao Brasil através do tradutor Bruno Feitler, historiador pela Universidade Paris IV e professor da Universidade Federal de São Paulo. “Esse livro foi re-editado na França há pouco tempo. Estava lá e resolvi traduzir para o português. É uma obra de literatura de salão, algo para diversão mesmo. Mas há um sentido de crítica social aos costumes também”, destaca.

Publicado pela Editora Phoebus, o livro conta com um prefácio de Antoine de Baecque. Segundo ele, o peido já foi tema de estudo de muitos pesquisadores renomados. O filósofo Slavoj Zizek, Cícero, Pitágoras, Rabelais e Norbert Elias são citados como referências. Entre outras, Hurtaut deu sua contribuição através de uma rígida classificação das flatulências. De acordo com o autor, os peidos podem ser classificados em diversos tipos, como ditongo, aspirado ou semivocal.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Livro discute a arte de peidar. Haja arte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s